Exposição Salão de Arte Jovem
O artista santista Renato DeLone foi o vencedor do XXI Salão de Arte Jovem CCBEU no ano de 1994, com 260 concorrentes de todo o Brasil, com suas três obras inscritas : “O desprezo de Leonardo”, “Tragédia” e “ Distorções do passado”, obras no formato de 0.50 x 0.70, desenvolvidas com pinturas aplicadas com colagens numa base de papel.
O coordenador desse grande movimento de arte foi Paulo Augusto Bueno Wolf, que ao reconhecer o artista santista DeLone, o destacou pela imaginação viva e ousada de sua arte.
DeLone recebeu como prêmio pela conquista de suas artes, US$ 3 mil e uma passagem de ida e volta para New York, onde com essa viagem, DeLone fez uma grande evolução para um caminho de pop art no início do ano de 1995.
A exposição com o vencedor foi realizada em 30 de junho de 1994 na Galeria do Centro Cultural Brasil Estados Unidos –CCBEU em Santos, SP, Brasil; com a presença dos julgadores das obras Lisetta Levi, Roberto Peres e Ivani Cardoso.
Para compor os três quadros vencedores do concurso, DeLone foi buscar inspirações em várias fontes: “Pensei nos pintores antigos que trabalhavam sem qualquer tipo de recurso, até sem a iluminação adequada, e criavam coisas fantásticas e ao mesmo tempo nas limitações de muitos artistas de hoje que usam o pincel como se fosse um rolo. É a tragédia do homem que não tem chance de respirar”.