PROJETO ARTE VIDA
Único hospital exclusivamente pediátrico da Baixada Santista desde 1963, o Hospital Infantil Gonzaga faz parte da história de vida de muitos santistas. Porém, sem recursos para reformas, a estrutura do local permaneceu inalterada ao longo dos anos.
E para tentar transformar essa realidade, o artista Renato De Lone elaborou, em 2016, o Projeto Arte Vida. Inicialmente planejado para uma única pintura, o projeto se expandiu para uma revitalização completa, incluindo fachada, recepção, corredores e quartos, levando mais cor e acolhimento ao hospital.
“A diretora do hospital viu minha obra na praia, no projeto Muretas da Cidade, e entrou em contato comigo. A princípio, a ideia era que eu entrasse com uma intervenção em uma das paredes. Mas não iria mudar muita coisa na história do hospital, eu faria uma arte e ir embora, né?”.
Depois de muitas conversas, a ideia amadureceu e se transformou em um plano de reforma total da casa: fachada, recepção, corredores, quartos e todos os espaços ganhariam uma cara nova.
Além do impacto visual, o objetivo do Arte Vida era promover um ambiente mais acolhedor para as crianças, proporcionando conforto e esperança para os pequenos pacientes e suas famílias. A iniciativa conta com a participação da comunidade e de outros artistas como a ilustradora Simone Matias, o artista visual Shesko e o arquiteto Nando Zambeli.
O objetivo era que o projeto fosse mantido por meio de doações e parcerias que pudessem contribuir financeiramente ou com materiais para a reforma.